STF reforça equipe de Fachin para acelerar trabalhos da Operação Lava Jato

Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF
Um grupo de “assessoria especializada” vai reforçar a equipe de funcionários que analisa as investigações da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O fortalecimento partiu de um acerto feito nesta segunda-feira (17) entre a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e o relator da operação no Supremo, ministro Edson Fachin.

Com a medida, eles esperam dar prioridade e acelerar a tramitação de dezenas de inquéritos e ações penais ligadas ao escândalo da Petrobras, agora acrescidas pelas novas investigações abertas a partir da delação. Atualmente o gabiente de Fachin possui apenas três juízes auxiliares para cuidar do estoque de processos do gabinete. 

O volume, no entanto, triplicou com as 76 novas investigações abertas em face às delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht. Agora, são 113 inquéritos e mais cinco ações penais ligadas ao caso. Todo o material foi enviado, também nesta segunda, de volta à Procuradoria Geral da República (PGR), a quem cabe tocar as investigações junto com a Polícia Federal. 

O ministro também intimou a defesa de dois deputados – Beto Mansur (PRB-SP) e João Paulo Papa (PSDB-SP) – da abertura de inquéritos sobre eles. Como eles tramitam sob sigilo, as informações contidas nos pedidos de investigação ainda não vieram a público.

Do BN
STF reforça equipe de Fachin para acelerar trabalhos da Operação Lava Jato STF reforça equipe de Fachin para acelerar trabalhos da Operação Lava Jato Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on abril 17, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.