Coreia do Norte anuncia lançamento de míssil intercontinental no mar do Japão

A Coreia do Norte anunciou hoje (4) em sua TV estatal que lançou com êxito pela primeira vez um míssil balístico intercontinental (ICBM), que atingiu o mar do Japão. A informação é da Agência Télam.
O Exército norte-coreano disparou o projétil às 9h40 do horário sul-coreano (21h40 de ontem em Brasília), a partir da base aérea de Panghyon, na província de Pyongan do Norte. A informação foi confirmada por Seul e Tóquio.
Horas depois, o anúncio lido na emissora KCTV pela locutora encarregada das notícias mais importantes para o regime, Ri Chun-hee, indicou que se trata de um ICBM batizado Hwasong-14. O míssil alcançou altura máxima de 2.802 quilômetros (km) e percorreu 933 km em 39 minutos.
"A República Popular Democrática da Coreia [nome oficial do país] se converteu em um importante poder nuclear com o ICBM mais poderoso, capaz de atacar qualquer parte do mundo", afirmou a apresentadora.
Se confirmado, o ensaio suporia um avanço importante no programa armamentista norte-coreano. O líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou, no princípio do ano, que pretende desenvolver mísseis ICBM (projéteis que chegam de percorrer mais de 5,5 mil quilômetros) capazes de carregar bombas nucleares.
O Ministério da Defesa Russo declarou que o míssil não tem alcance intercontinental. "Os parâmetros de voo corresondem ao de um míssil de alcance médio, e não intercontinental", afirmou a pasta em comunicado. "O projétil se elevou a uma altura de 535 km, percorreu 510 km e caiu na parte central do mar do Japão", acrescentou o texto.
Agência Brasil
Coreia do Norte anuncia lançamento de míssil intercontinental no mar do Japão Coreia do Norte anuncia lançamento de míssil intercontinental no mar do Japão Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on julho 04, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.