Itália aprova lei que torna vacinação obrigatória em crianças

O plenário da Câmara dos Deputados da Itália aprovou nesta sexta-feira (28), de maneira definitiva, a obrigatoriedade da vacinação para crianças em idade escolar.    O texto foi aprovado por 296 votos a favor, 92 contrários – principalmente deputados do Movimento Cinco Estrelas (M5S) e da Liga Norte – e 15 abstenções.    “A aprovação definitiva da lei aumentará o nível de proteção sanitária das famílias italianas”, disse o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, ao comemorar o resultado.  

Já uma das entusiastas do projeto, a ministra da Saúde, Beatrice Lorenzin, comemorou a decisão dos parlamentares e afirmou estar “muito satisfeita” com um resultado que “colocará em segurança essa e as próximas gerações contra uma série de doenças infecciosas muito graves”.Com o novo projeto, 10 vacinas passarão a ser obrigatórias para as crianças até 12 anos: poliomielite, tétano, difteria, hepatite B, Haemophilus influenzae B, coqueluche, caxumba, sarampo, rubéola e varicela. Seis das 10 serão administradas em doses hexavalente e as outras quatro em tetravalentes.

Apesar de não terem entrado no decreto de obrigatoriedade, outras quatro vacinas passarão a ser ofertadas de maneira “ativa e gratuita” pelo governo, sendo três contra a meningite e uma contra o rotavírus.   Caso os pais se neguem a vacinar as crianças, poderão sofrer sanções que variam entre 100 e 500 euros por caso.

A lei foi criada após diversos episódios referentes às vacinas terem sido registrados na Itália, como o ressurgimento de doenças que já estavam erradicadas e/ou muito controladas no país, como a poliomielite e a meningite do tipo C, e um grande surto de sarampo, que já causou cerca de três mil infecções.    Além disso, foi descoberta uma fraude em um hospital de Údine, onde uma enfermeira fingia que imunizava crianças. O caso obrigou que sete mil pessoas precisassem retornar às unidades de saúde para serem vacinadas novamente.

(ANSA)
Itália aprova lei que torna vacinação obrigatória em crianças Itália aprova lei que torna vacinação obrigatória em crianças Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on julho 28, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.