Alagoinhas é o primeiro município na Bahia a instituir Patrulha Maria da Penha com a Guarda Municipal

Foto: Bigu Góes
Tomando o protagonismo e a responsabilidade pela proteção das mulheres, a prefeitura de Alagoinhas é pioneira na Bahia e ocupa destaque em ações afirmativas voltadas a políticas públicas que atendem as demandas femininas. Em operação conjunta entre Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Guarda Municipal foi instituída no município a Patrulha Maria da Penha, com autorização do Ministério Público e será regulamentada em breve pela câmara de vereadores.

Alagoinhas será a primeira cidade baiana a assumir mais um compromisso com as mulheres usando a Guarda Municipal para atuar na rede de proteção municipal, sendo a terceira no Brasil a instituir a Patrulha Maria da Penha. O trabalho vem sendo executado na cidade desde abril. As mulheres que possuem medidas protetivas já são assistidas pelo projeto recebendo visitas de rotina e orientações.

A patrulha completa as ações da rede de proteção formada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Conselho Municipal do Direito da Mulher (CONDEDIM), Coordenação de Políticas Para Mulheres, Ministério Público e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), atuando em paralelo a Ronda Maria da Penha aplicada pela Polícia Militar.

Por conta da ação pioneira da Guarda Municipal de Alagoinhas, o comandante da GCM Allan Matos foi convidado a representar a autarquia em mesa redonda de encerramento pelo aniversário de 11 anos da Lei Maria da Penha no município de Entre Rios (BA). Participaram a comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, Major-PMBA Denice Santiago e a Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Julieta Palmeira.

Em casos de violência contra mulher, denuncie:

Ligue 180, 190 ou 100.

CRAM – (75) 3422-4545, ou presencial, na 4ª Travessa Parque São Benedito, nº 17, Jardim Petrolar.

Whatsapp da Guarda Municipal (75) 9908-3780
Alagoinhas é o primeiro município na Bahia a instituir Patrulha Maria da Penha com a Guarda Municipal Alagoinhas é o primeiro município na Bahia a instituir Patrulha Maria da Penha com a Guarda Municipal Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on agosto 29, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.