Responsive Ad Slot

Aposentadoria por idade será reconhecida de forma automática pelo INSS; entenda

Publicado 04/08/2017

/ Por: redacao@noticiasdealagoinhas.com.br

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão mais precisar se dirigir a postos de atendimento para pedir a aposentadoria por idade. A novidade, publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de julho, determina que haverá o reconhecimento automático do direito, a partir da verificação das informações contidas nas bases de dados do governo e nos sistemas corporativos do INSS.

Após essa checagem, o INSS enviará comunicado aos segurados sobre a autorização do benefício. Depois disso, poderão requerer a concessão do benefício através do número 135, e para que o pedido seja realizado será preciso a confirmação dos dados pessoais, como já ocorre no Sistema de Agendamento.

Segundo a portaria, o benefício poderá ser confirmado no ato ou em contato posterior para a confirmação, sendo a data da ligação para a Central o registro de Entrada do Requerimento. Depois que for reconhecido o direito, o INSS enviará comunicado ao cidadão informando os dados da concessão e pagamento do benefício.

Hoje em dia, o reconhecimento não é automático e o beneficiário precisa agendar o pedido pelo 135, além de ter que comparecer a uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Para se aposentar por idade, o trabalhador precisa ter o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de (65 anos para homens) ou 60 anos, no caso das mulheres. Segurados especiais como indígenas, agricultores familiares e pescadores artesanais, a idade mínima é reduzida em cinco anos.

Do Metro1
"Siga o Notícias de Alagoinhas no Twitter, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Clique aqui"

© Direitos reservados, Portal Notícias de Alagoinhas