Fábrica de químicos no Texas tem explosões após ser inundada por Harvey

(Foto: Brendan Smialowski / AFP
A companhia francesa Arkema afirmou no início desta quinta-feira que houve duas explosões em uma fábrica do setor químico dela no Texas e que havia fumaça escura na área, atingida por uma grande inundação causada pela tempestade tropical Harvey. A Arkema já tinha dito que "não havia maneira de evitar" uma explosão potencialmente grande ou um incêndio na fábrica de Crosby, no Texas, a 40 quilômetros de Houston, como resultado da paralisação da refrigeração essencial para alguns materiais.

A fábrica havia sido esvaziada na terça-feira. Em nota nesta quinta-feira, a companhia diz que trabalha proximamente com autoridades federais e locais para lidar com a situação. A fábrica perdeu sua fonte principal de energia e também duas fontes alternativas usadas em emergências, o que levou à parada na refrigeração "crucial necessária para nossos materiais", disse o executivo-chefe para operações na América do Norte, Rich Rowe, na quarta-feira.

Esses materiais podem explodir diante disso, advertiu ele, dizendo que no contexto do local não havia como prevenir isso.  Rowe disse na quarta-feira que a fábrica estava com 1,80 metro de água. A empresa disse que todos deveriam ficar a 1,5 quilômetro de distância do local e uma rodovia próxima foi fechada. A fábrica produz peróxidos orgânicos, usados em itens como tinta acrílica. A Arkema se tornou independente da gigante francesa do setor de energia Total no fim de 2004.

Do G1
Fábrica de químicos no Texas tem explosões após ser inundada por Harvey Fábrica de químicos no Texas tem explosões após ser inundada por Harvey Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on agosto 31, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.