Responsive Ad Slot

Com Alzheimer, mulher decide tatuar contatos da família no braço

Publicado 15/09/2017

/ Por: redacao@noticiasdealagoinhas.com.br

Foto: Reprodução/ TV Bahia
Uma mulher de 64 anos, que foi diagnosticada com Alzheimer aos 58, resolveu tatuar em seu braço os contatos da sua família. A dona de casa Célia Maria Oliveira, moradora de Salvador, adotou a tatuagem como uma medida de prevenção, caso ela se perca e não consiga voltar para sua casa. Célia, que trabalhava antes como programadora de computadores, desde que descobriu a doença há 6 anos, teve que fazer uma mudança radical na vida.

O primeiro esforço é tentar diariamente aprender coisas novas. Ela contou ao portal G1 que o seu aparelho celular tem a auxiliado. "Eu fui uma das primeiras programadoras de computador do Brasil, no Rio de Janeiro. Não tinha computador no Brasil ainda e quando receberam os computadores me chamaram para conhecer. Hoje eu não consigo trabalhar com ele [computador], fazer nada. Então, me apeguei mesmo ao celular", conta.

Além disso, para estimular a memória e o raciocínio, a dona de casa usa uma agenda em que responde uma pergunta diriamente, como, por exemplo, quem são as pessoas mais importantes se sua vida. "Primeiro meus filhos, minha família toda, meus irmãos, que são maravilhosos e amigos. [Sem eles] seria praticamente impossível. Eu acho que eu estaria embaixo da cama contando as poeirinhas passando, porque não teria um porquê de estar lutando”, afirma a dona de casa.

Célia trata a doença com remédios, injeções e adesivos, para aminizar os problemas acarretados pelo Alzheimer, que não tem cura. Ela gasta cerca de R$ 900 por mês.

Alzheimer

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que geralmente atinge pessoas com idade superior a 60 anos, e provoca mudanças no comportamento da pessoa disgnosticada. Os principais sintomas são o esquecimento e a perda da memória.

Do Metro1

"Siga o Notícias de Alagoinhas no Twitter, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Clique aqui"

© Direitos reservados, Portal Notícias de Alagoinhas