HPV: Homens e mulheres entre 15 e 26 anos podem se vacinar até março

Foto: Reprodução
Homens e mulheres entre 15 e 26 anos podem se vacinar contra o HPV até março de 2018. A vacinação só vai acontecer nos municípios onde há doses em estoque com vencimento previsto para esta data. A estudante Tamires Cunha, de 20 anos, aproveitou a ampliação e buscou proteção contra o vírus que causa, entre outras doenças, o câncer do colo do útero.

“Eu já tinha conversado com minha ginecologista. Ai ela comentou que era uma vacina boa pra se tomar. Que era pra eu me programar pra tomar. É melhor a gente se prevenir do que ficar doente. Porque o câncer do colo do útero é um dos que mais mata, né?”.

É importante lembrar que a medida é temporária. O Ministério da Saúde oferece a imunização para que outras faixas etárias possam se beneficiar da vacina e para evitar o desperdício das doses. Quem se vacinar agora, tem garantidas pelo SUS, as outras duas doses do esquema, como é o caso da Tamires.

“Se deu a oportunidade de se tomar, eu quis tomar, entendeu? Ai agora vou ter que voltar pra tomar a segunda e a terceira dose. Eles já marcaram”.

O intervalo entre uma dose e outra é de dois e seis meses. Depois de março de 2018, a vacina volta a ser aplicada somente no público-alvo e prioritário: crianças de 9 a 15 anos. Para saber mais sobre o HPV, acesse www.saude.gov.br.

Acorda Cidade
HPV: Homens e mulheres entre 15 e 26 anos podem se vacinar até março HPV: Homens e mulheres entre 15 e 26 anos podem se vacinar até março Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on setembro 13, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.