Fernanda Montenegro aciona Facebook após ataques de ódio

(Foto: Facebook)
A atriz Fernanda Montenegro, 88, se tornou o novo alvo dos haters que usam a internet para pedir boicote a exposições, caso da Queermuseu, abreviada em Porto Alegre depois da ação de grupos conservadores como o MBL (Movimento Brasil Livre), e para atacar artistas como Caetano Veloso, que acaba de vencer o mesmo MBL e o ator Alexandre Frota na Justiça por difamação.

Em meio à oposição que artes e artistas vêm sofrendo, Fernanda usou o seu perfil oficial no Facebook para defender a liberdade de expressão com uma mensagem de pouco mais de uma linha. Foi o que bastou para receber uma enxurrada de comentários agressivos, muitos impublicáveis. “Meu protesto a respeito de qualquer censura à expressão da arte no Brasil”, diz a publicação, feita em 20 de setembro pela equipe da atriz que administra a sua página.

A própria Fernanda não é dada às redes sociais. O tom dos comentários – de ameaça à vida da atriz e marcado por palavras de baixo calão – levou a equipe de Fernanda Montenegro a acionar o Facebook, usando a ferramenta de denúncia disponibilizada no próprio site. “Tomamos as providências conforme o regulamento do site. Mandamos prints das ameaças.

A resposta que o Facebook nos deu foi que as pessoas não ultrapassaram nenhuma linha, não cometeram nenhum pecado ao usar palavras de morte. O Facebook nos orientou a bloquear esses usuários, que continuam na rede”, diz Carmen Mello, produtora de Fernanda Montenegro. Ao menos a princípio, diz Carmen, a atriz descarta ir à Justiça.

Embora essa seja uma das publicações mais atacadas na página oficial da atriz, não é a única em que Fernanda Montenegro se posiciona a favor das artes e contra o alarido crítico que vem ganhando corpo de setembro para cá. Considerada a grande dama do teatro brasileiro, com um Emmy Internacional pela série Doce de Mãe e uma indicação ao Oscar pelo filme Central do Brasil, Fernanda Montenegro passou a ser mal vista por uma parcela do público desde que falou em “desacovardamento” em um vídeo do movimento 342Artes, que defende a liberdade artística.

A atriz, no entanto, segue firme em sua defesa das artes. Na noite desta terça-feira, publicou um clipe de imagens de espetáculos do Teatro Oficina. O teatro, que tem como diretor e figura central o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, luta contra o projeto do empresário e apresentador Silvio Santos de construir torres residenciais de mais de 100 metros de altura em seu entorno, que colocam em risco a integridade do projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. A arquiteta, que morreu antes da reinauguração do teatro, previa um parque cultural ao redor.

(Veja)
Fernanda Montenegro aciona Facebook após ataques de ódio Fernanda Montenegro aciona Facebook após ataques de ódio Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 01, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.