Responsive Ad Slot

Novas regras da adoção agilizam o processo no Brasil

Publicado 30/11/2017

/ Por: redacao@noticiasdealagoinhas.com.br

Foto: Liderina / ThinkStock
Na quinta-feira (23), foram selecionadas as Novas Regras para Adoção. O texto aprovado pelo presidente Michel Temer tem como objetivo principal acelerar o processo de adoção no Brasil e também garantir aos pais adotivos os mesmos direitos que os pais sanguíneos.

A preferência na fila de adoção por pessoas que tenham intenção de adotar grupos de irmãos e irmãs está entre os pontos aprovador pelo presidente. O mesmo vale para deficiência, doenças crônicas ou necessidades específicas de saúde.

De acordo com a advogada especialista em Direito da Família e Sucessão, "a vanagem faz com que a fila diminua (...)". "A preferência da população por adoção são meninas recém nascidas e brancas, que não fazem parte do perfil brasileiro", conta ela. 

Outro ponto da lei que foi modificado é a extensão de garantias trabalhistas aos pais como licença-maternidade, estabilidade provisória após a adoção de direito de amamentação. "Isso se chama isonomia, é dar a uma pessoa esse período de adaptação é de extrema inteligência", conta Ivone. "Não é porque o pai ou a mãe tem vínculos biológicos que eles têm mais direitos que os que adotivos", explica ela. 

A nova lei também reduz de seis para três o período máximo no qual a Justiça reavalia a situação da criança e do adolescente que estiver em abrigo, orfanato ou acolhimento familiar. Esse período é o qual os voluntários se oferecem para cuidar do menor até a adoção ou até o retorno à família biológica.

De acordo com o site da revista Claudia, atualmente, existem 37 mil pretendentes entre os interessados em adotar e 4.755 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Do BN
"Siga o Notícias de Alagoinhas no Twitter, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Clique aqui"

© Direitos reservados, Portal Notícias de Alagoinhas