Responsive Ad Slot

Alagoinhas: Estudantes recebem prêmio nacional por projeto voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social

Publicado 02/12/2017

/ Por: redacao@noticiasdealagoinhas.com.br

Foto: Divulgação
O Rio de Janeiro é a próxima escala de viagem para estudantes do curso técnico de nível médio em Recursos Humanos, do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Alagoinhas (nordeste), que estão conquistando destaque em mostras e feiras científicas nacionais pelo projeto ‘Da Escola Para o Mundo’, desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, e que foi um dos 11 premiados pelo Desafio Criativos da Escola, do qual participaram 1.492 inscritos de todo o País.

Depois de apresentar o projeto em Recife e em Salvador, as estudantes Islaine Medeiros, 16, e Adrielle Bispo, 18, estão, desde a última segunda-feira (27), no Pará, participando da Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, de onde embarcam, nesta sexta-feira (1º), para o Rio de Janeiro, para, acompanhadas pela professora e orientadora, Maria de Lourdes Ramos, receber a premiação do Desafio Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana, na terça-feira (5), no Museu do Amanhã.

O estudante Carlos Henrique, 18, que também é autor do projeto, embarca de Salvador para encontrar as colegas no Rio de Janeiro. O projeto, que tem a assinatura da estudante Jeane Flávia, 17, é resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula, a partir da discussão de como a escola poderia contribuir para o desenvolvimento social dos jovens da comunidade do entorno, que envolveu reuniões e oficinas nos finais de semana, além de acompanhamento psicológico e orientação vocacional.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, falou sobre a importância da premiação. “Este é mais um dos prêmios conquistados por nossos estudantes, o que demonstra o fazer Ciências em sala de sala nas nossas escolas, com o grande engajamento dos nossos professores”. A professora e orientadora, Maria de Lourdes Ramos, disse que está emocionada com a projeção nacional do trabalho e, principalmente, pela repercussão na vida dos estudantes. “A ideia não é só a escrita, é fazer com que os estudantes possam mudar histórias de vidas, a deles e dos colegas.

Me sinto uma profissional realizadas e a principal conquista é fazer com que eles tenham orgulho do bairro que eles moram, o Barreiro, um bairro de periferia”. Ela destaca que ainda em 2017, o Colégio irá fundar um Núcleo de Pesquisa Científica para estabelecer um planejamento de trabalho para 2018. .A estudante Medeiros diz que, quando se envolveu no projeto, não esperava acontecer “a metade dessas coisas.

Estou muito feliz de representar o nosso estado. É uma vitória participar destas feiras, principalmente a gente que é de periferia e de viver em um bairro onde a vulnerabilidade social é muito alta. Isto mostra que dá para fazer mudança e correr atrás. Estou muito orgulhosa disso, de estudar nesta escola tendo esta oportunidade”,. Para Adrielle Bispo a participação no projeto e todas estas viagens ampliaram o seu olhar para o futuro. “Eu tinha uma perspectiva limitada, mas conhecer novos horizontes e novas realidades mudou tudo.

Espero continuar a crescer mais e oportunizar outros jovens. A Educação é o único meio para conseguir uma realidade melhor. Estou muito feliz”. Os projetos vencedores do Desafios Criativos receberão prêmios em dinheiro para a iniciativa e para os professores orientadores. O potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes foram pontos levados em conta.

A Prefeitura de Alagoinhas é parceira no projeto, disponibilizando profissionais de psicologia e assistência social. Além disso, oficineiros voluntários oferecem oficinas de instrumentos musicais, artesanato com materiais recicláveis e pintura em tecido. A proposta é viabilizar uma fonte de renda para os jovens atendidos pela iniciativa.
"Siga o Notícias de Alagoinhas no Twitter, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Clique aqui"

© Direitos reservados, Portal Notícias de Alagoinhas