Vacinação contra a Febre Amarela começa depois do Carnaval

Foto Divulgação 
Após o Ministério da Saúde (MS) ter divulgado, na manhã de ontem, que a Bahia seria um dos três estados – ao lado de Rio de Janeiro e São Paulo – que vão adotar a dose fracionada contra a febre amarela, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou, também na nesta terça, que a vacinação contra a doença será feita em forma de campanha, inclusive com período já determinado: entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março.

O “Dia D” foi marcado para o dia 24 de fevereiro, um sábado. De acordo com a Secretaria, o objetivo é o de imunizar o maior número possível de pessoas – a meta mínima é de 95% –, em um curto espaço de tempo, em municípios selecionados por terem história de epizootias (conceito utilizado na saúde pública veterinária para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte) confirmada para febre amarela em 2017 e serem localizados na Região Metropolitana: Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Ainda conforme o órgão estadual, a Bahia foi incluída na estratégia do Ministério da Saúde para fracionamento da vacina por ter história de epizootias confirmada para febre amarela em 2017 e por ter uma capital com grande contingente populacional. O órgão salienta que a vacina será fracionada para todos os indivíduos não vacinados, exceto crianças menores de dois anos, viajantes internacionais que necessitem do Certificado Internacional e pessoas com algumas condições clínicas especiais, como HIV e pacientes em quimioterapia.

“A Sesab, por intermédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, elaborou o Plano de Ação e está adotando todas as providências necessárias junto aos municípios envolvidos, para alinhar a realização da Campanha”, informou, em comunicado, a Secretaria. Na Bahia, os últimos casos de febre amarela foram registrados no ano de 2000: dois ao todo.

(Trbn)
Vacinação contra a Febre Amarela começa depois do Carnaval Vacinação contra a Febre Amarela começa depois do Carnaval Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on janeiro 10, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.