Bahiafarma obtém registro da Anvisa para fabricação de insulina

Foto/Carol Garcia/GOVBA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17), o registro concedido à Bahiafarma para produção e distribuição de insulina em território nacional. A partir de agora, o laboratório público está apto para fornecer o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, essa é uma conquista da Bahia que beneficiará todo o país. "A gestão da Bahiafarma está atuando no sentido de termos, em pouco tempo, uma fábrica de insulinas no Estado, o que permitirá não apenas a regularização da distribuição de insulina a todo o Brasil, mas também o fortalecimento dos parques industrial e tecnológico da Bahia", afirmou.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Bahiafarma e a empresa ucraniana Indar, uma das líderes mundiais na fabricação de insulina. O acordo prevê a instalação de uma unidade de produção do medicamento na Bahia para abastecer o mercado nacional.

"Depois que a unidade estiver pronta, a tendência é que sejam encerrados os repetidos problemas de desabastecimento de insulinas no Sistema Único de Saúde", explicou o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias. "Nosso parceiro Indar, um dos maiores e mais importantes produtores de insulinas do mundo, tem todo o know-how para nos auxiliar neste processo, que vai resultar na mudança de patamar da indústria farmacêutica no Norte-Nordeste brasileiro, com atração e formação de mão-de-obra altamente qualificada", acrescentou.

Em maio, a presidente do laboratório ucraniano, Liubov Vishnevska, conheceu a unidade da Bahiafarma em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, que será a sede da produção de insulinas e onde já são realizadas obras de adequação. No fim de agosto, está prevista a visita técnica à Ucrânia de uma comitiva da Bahia, liderada pelo governador Rui Costa.

Do Agravo
Bahiafarma obtém registro da Anvisa para fabricação de insulina Bahiafarma obtém registro da Anvisa para fabricação de insulina Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on julho 18, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.