BAIANÃO 2018: FBF e clubes definem fórmula de disputa do certame estadual durante Conselho Técnico

Foto: divulgação / FBF
De olho em 2018…. assim está a Federação Bahiana de Futebol, que já prepara a próxima temporada do futebol estadual. Na tarde desta última quarta-feira (22/11), os clubes e a diretoria da FBF realizaram a Reunião do Conselho Técnico da Competição. Na oportunidade, foi escolhida a fórmula de disputa da Série A do Baiano 2018.

Todos os dez clubes participantes marcaram presença: Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Atlântico e Jequié. Os dirigentes discutiram todos os aspectos técnicos da competição, como cumprimento do regulamento e estatuto do torcedor, além da regularização dos laudos técnicos dos estádios, antes da definição do sistema de disputa.

A Fórmula

A fórmula apresentada pela diretoria da FBF foi aprovada. Na primeira fase, os dez clubes ficarão em um mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão à segunda fase, de semifinal.

Já a semifinal será disputada em jogos de ida e volta, com as quaro equipes divididas em dois grupos (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois vencedores da segunda fase farão a final do estadual, também em duas partidas. Quanto ao sistema de descenso, os clubes decidiram, também em votação, que apenas uma equipe será rebaixada. A última colocada na 1ª fase do Baianão 2018 será rebaixada para a Série B do Baianão 2019.

A fórmula foi toda planejada com base no calendário de 2018 da CBF, que exige estaduais enxutos e por isso cedeu apenas 13 datas para sua realização. A Série A do Baianão será iniciada em 21 de janeiro e encerrada em 8 de abril, sendo conciliada com as Copas do Nordeste e do Brasil.

Copa do Nordeste

Conforme deliberado na reunião entre a CBF, as Federações de Futebol do Nordeste e os clubes, no dia 14 de fevereiro, o sistema de acesso à Copa do Nordeste terá novidades. Terá direito à 1ª vaga para disputar a competição regional em 2019 o campeão do Baianão 2018.

A 2ª vaga no Nordestão será do primeiro clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF. O segundo clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF terá direito à vaga na Pré-Copa do Nordeste.

Copa do Brasil

Por decisão dos clubes, em votação, o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão 2018 garantirão as três vagas na Copa do Brasil de 2019.

Série D do Brasileirão

Também por decisão dos clubes, em votação, as três vagas na Série D do Brasileirão 2019 serão dos três clubes melhores colocados no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras Séries do Brasileirão. Apenas os representantes do Vitória da Conquista e Jacobina votaram para que uma vaga da Série D fosse destinada à Copa Governador do Estado.

Do Aratu
BAIANÃO 2018: FBF e clubes definem fórmula de disputa do certame estadual durante Conselho Técnico BAIANÃO 2018: FBF e clubes definem fórmula de disputa do certame estadual durante Conselho Técnico Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 23, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.