Prefeitura apresenta instituição que cuidará da requalificação do aterro sanitário em reunião com forças empresariais

Fotos: Heloísa Gomes / SECOM
Durante a manhã desta terça-feira (20) o prefeito Joaquim Neto acompanhado dos secretários municipais participou de uma reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença de representantes das forças empresariais, como Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas (SINCOMÉRCIO) e Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA). O encontro aconteceu no Hotel Áster, nele foram apresentadas propostas para requalificação do aterro sanitário e apresentação da instituição que cuidará das ações.

A Sustentare Saneamento está encarregada de realizar ações de natureza emergencial, adequando o equipamento público às exigências das leis ambientais. Já nesta semana a empresa iniciou o processo de estruturação para começar a dar o tratamento adequado ao lixo urbano produzido na cidade. “A saúde do aterro garante também a saúde dos nossos lençóis freáticos e consequentemente a saúde da população”, pontua o secretário de serviços públicos Harnoldo Azi. A Sustentare cumprirá o contrato de caráter emergencial, preparando o aterro para a empresa que ganhará o processo licitatório de longo prazo.

Na reunião os representantes da empresa indicaram que soluções definitivas serão discutidas com Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a partir daí serão apresentados cronogramas de ações. O Procurador Geral James Gauteiro explicou aos representantes das forças empresariais, “a gestão se preocupa com o enfrentamento de toda a cadeia de coleta de resíduos, porque o aterro é apenas a ponta do iceberg”, explica.

Fotos: Heloísa Gomes / SECOM
Com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a Prefeitura de Alagoinhas se comprometeu com uma série de obrigações, como: elaboração de um plano municipal de gestão integrada, coleta seletiva em prédios públicos, incentivar cooperativas e catadores, cadastrar catadores e incluir em programas de assistência social, inclusive, a administração municipal já deu inicio a ações de fomento às cooperativas. Outro compromisso firmado no TAC são as coletas seletivas nos bairros e entregas voluntárias, medida já prevista no planejamento estratégico municipal, além da regularização e revitalização do aterro em 24 meses. O Procurador acrescentou que todas as medidas tomadas foram adotadas para atingir maior eficiência e menor custo.

Fotos: Heloísa Gomes / SECOM
Em resposta, as forças empresariais apresentaram uma agenda de fiscalização e cobranças para que as medidas apresentadas pela gestão sejam cumpridas. O prefeito Joaquim Neto se comprometeu com os representantes das forças empresariais e sociedade civil, “estamos muito empenhados para dar solução definitiva a este problema, minha maior preocupação é não deixar uma herança maldita e sim buscar uma solução efetiva para o aterro. Penso muito nos danos à saúde da nossa população e nos impactos ambientais e por isso estamos dando a maior celeridade possível ao processo de requalificação”, afirmou.

Do Secom
Prefeitura apresenta instituição que cuidará da requalificação do aterro sanitário em reunião com forças empresariais Prefeitura apresenta instituição que cuidará da requalificação do aterro sanitário em reunião com forças empresariais Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on março 20, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.