Encceja 2018 registra cerca de 660 mil inscrições nos três primeiros dias

Foto: Divulgação
O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional 2018) registrou 660 mil inscrições nos três primeiros dias, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 540 mil estudantes inscreveram-se para o nível médio e 120 mil para o Ensino Fundamental.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (16), às 10h, e seguem até às 23h59 do dia 27 de abril, exclusivamente na página do Encceja.Na edição 2017 do Encceja Nacional, foram registradas 1.573.862 inscrições. Entre elas estava a de Ymulo Silveira de Freitas, 25 anos, que realizou o exame com foco na Certificação de Conclusão do Ensino Médio, foi aprovado e já fez a solicitação à secretaria de educação do seu estado. “Conheci [o Encceja] ano passado e me interessei.

Assim que abriram as inscrições, me inscrevi e comecei a minha preparação estudando com videoaulas no YouTube”, comenta o estudante, que foi aluno do Centro de Ensino Gabarito. Engajado no seu próximo passo - entrar na faculdade para obter graduação - Ymulo deixa recado para os futuros participantes do Encceja 2018. “Eu tinha me preparado [para o exame], achei a prova bastante fácil.

Então, vale a pena se inscrever. E, estudando, dá para conseguir o certificado em menos tempo”, aconselha. Além de ter estudado na modalidade Educação de Jovens e Adultos(EJA) por meio do programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil, Ymulo também iniciará a graduação com as facilidades do programa. O estudante se interessa por Educação Física, mas ainda avalia outras possibilidades para decidir sobre o seu futuro com mais segurança.

Sobre o Encceja 2018

Destinado a jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica no tempo regular, o Encceja 2018 é aplicado gratuitamente. As idades mínimas de participação são 15 anos, para o ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio. Em 05 de agosto será aplicado o Encceja Nacional 2018, às 9h, pela manhã, e às 15h30, à tarde.

Já o Encceja Exterior, destinado a pessoas que vivem fora do Brasil, acontecerá em 16 de setembro de 2018. O exame também será a aplicado brasileiros que cumprem pena privativa de liberdade no Brasil (Encceja Nacional PPL), entre 18 e 19 de setembro, e no exterior (Encceja Exterior PPL), entre 17 e 21 de setembro.

O Encceja 2018 permite que o aplicante adquira a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Com o exame, também é possível que o participante obtenha a Declaração Parcial de Proficiência. Ambas são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Sobre o Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é o programa de inclusão educacional que oferta mais de 500 mil bolsas de estudo desde à educação básica ao ensino superior, em todas as regiões do Brasil. Nas modalidades EJA e cursos técnicos, são disponibilizadas cerca de 20 mil bolsas. Para conferir as oportunidades, basta acessar o site do Educa Mais, desenvolvido em parceria com o Correio.

(Correio)
Encceja 2018 registra cerca de 660 mil inscrições nos três primeiros dias Encceja 2018 registra cerca de 660 mil inscrições nos três primeiros dias Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on abril 20, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.