Renata Fortaleza assume comando da Guarda Civil de Alagoinhas

Fotos: Roberto Fonseca.
“Tenho orgulho de pertencer a essa corporação correta e justa, com valores que são os mesmos que os meus. Assumir a comando da Guarda Civil Municipal tem um forte valor simbólico porque todas as mulheres estão sendo representadas com esta conquista.  Comprometo-me a continuar trabalhando com energia para garantir a segurança e a defesa dos direitos da população como um todo, e, principalmente, para contribuir no enfrentamento à toda espécie de violência que as mulheres ainda sofrem”. Foi assim, com grande emoção, que a nova comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Alagoinhas, Renata Fortaleza, definiu a sensação de ser a primeira pessoa do sexo feminino a assumir a função no município, em ato realizado na manhã desta quinta-feira (20), na sede  da instituição.

Fotos: Roberto Fonseca.

Prestigiaram a cerimônia, o Tenente-Coronel Reginaldo Moraes da Silva Filho, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Alagoinhas, o coordenador Regional da Polícia Civil, Jean Silva Souza, a sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Cláudia Fortaleza, o Delegado Luciano Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, a primeira-dama, Carla Reis, secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil, entre outras autoridades.

Fotos: Roberto Fonseca.
Em seu discurso, o prefeito Joaquim Neto ressaltou a importância da solenidade e o respeito da Gestão Municipal com a corporação que realiza um trabalho de excelência  na cidade. Agradeceu ao ex-comandante pelos serviços prestados e desejou sucesso a Renata Fortaleza, enfatizando sua serenidade e capacitação para desempenhar a função.“Nossa nova comandante foi alçada ao cargo não somente por ser mulher, mas pelo resultado que acompanhei nos últimos tempos, sempre se dedicando com afinco a servir aos cidadãos e cidadãs”, disse o prefeito.

Fotos: Roberto Fonseca.
Seguindo na linha do prefeito, o antecessor de Renata, Allan Matos, saudou o trabalho efetuado e desejou sucesso à nova comandante. “Transmito o cargo com orgulho,  sensação do dever cumprido e com a total certeza de que está sendo entregue a uma profissional com grande reconhecimento pela sua valiosa contribuição à Guarda, o que corroborou para que o nosso trabalho se tornasse referência para outros municípios”, ressaltou.

“Os comandantes contribuem para construir uma guarda melhor. Eles são escolhidos em função de seus conhecimentos técnicos, habilidades práticas e boas atitudes comportamentais na instituição”, afirmou o Tenente-Coronel Reginaldo Moraes. “E eu desejo e acredito, que chegará o dia em que uma mulher ocupará um cargo de comandante e esse fato não será ressaltado, será comum, uma vez que a pré-condição é apenas a liderança e confiança da tropa, características que a comandante Fortaleza possui”, completou.

“A criação da Patrulha Maria da Penha, e agora, a nomeação de Renata Fortaleza como comandante da Guarda Municipal são grandes demonstrações do compromisso do prefeito com as mulheres”, frisou a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoinhas, Juci Cardoso.

Sobre a nova Comandante

Fotos: Roberto Fonseca.
Renata Fortaleza é psicóloga credenciada pela Polícia Federal, Pós-Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Pós-Graduanda em Gestão da Segurança Pública e obteve grande destaque no município no comando das operações da Patrulha Maria da Penha, criada pela atual gestão em setembro de 2017, como parte das ações afirmativas voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

Integrante da GCM há 14 anos, ela assume a liderança de 153 agentes, em substituição a Allan Matos, cuja nomeação pelo prefeito Joaquim Neto também fez história em Alagoinhas por ter sido o primeiro Guarda a ocupar o cargo de Comandante da instituição.

Além da coordenação da Patrulha Maria da Penha, Renata também é responsável pela Formação do Núcleo de Atenção Básica psicológica da GCM, fez parte da formação do projeto do Ministério da Justiça para a compra das viaturas da corporação e é integrante do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP).

Fotos: Roberto Fonseca.

Fotos: Roberto Fonseca.

Renata Fortaleza assume comando da Guarda Civil de Alagoinhas Renata Fortaleza assume comando da Guarda Civil de Alagoinhas Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on setembro 20, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.