Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades

Foto : José Cruz/Agência Brasil
A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, anunciou que vai dar entrada em uma Arguição de descumprimento de preceito fundamental no Supremo Tribunal Federal para garantir a volta da normalidade no ambiente universitário.

Dodge acredita que existem indícios de ofensa à liberdade de expressão, liberdade de reunião, e à autonomia universitária, nas ações policiais e da Justiça nos campi de universidades brasileiras.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), que atua em matérias que dizem respeito ao direito à educação e à liberdade de expressão, também criticou as operações policiais em universidades federais nesta semana.

No texto, a Procuradoria afirma que a proibição prevista na Lei das Eleições para o uso de instituições públicas para a veiculação de propaganda eleitoral “não se confunde com a proibição do debate de ideias.

Para o órgão, as ações da Justiça Eleitoral para impedir manifestação da comunidade acadêmica são “potencialmente incompatíveis” com a Constituição. Lei - Conhecida como “Lei das Eleições”, a lei 9.504, decretada em 30 de setembro de 1997, proíbe a veiculação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em bens públicos, como as universidades federais.

(Metro 1)
Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on outubro 26, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.