“Juízes devem tomar decisões de acordo com anseios da sociedade em relação à Justiça”, diz Fux

Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (2), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em cerimônia, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pediu para que os juízes, ao interpretarem a Constituição, decidam de acordo com o “anseio da sociedade”.

Fux ressaltou que a Carta tem como fundamento a dignidade da pessoa humana, o que impõe aos juízes a obrigação de decidirem com uma “lente humanizada”.

“À luz desses princípios constitucionais, que são as normas e regras, nós conseguimos plasmar decisões que são aquelas decisões que o povo espera do Judiciário. Porque a Constituição afirma que todo poder emana do povo e para o povo deve ser exercido, significa dizer não que nós tenhamos que fazer pesquisa de opinião pública para decidir, mas que quando estão em jogo razões morais, razões públicas, nós devemos proferir uma decisão que represente o anseio da sociedade em relação à Justiça”, disse o ministro.

Ainda no discurso, o vice-presidente homenageou os ministros e o relator do texto da Constituição, Bernardo Cabral, também presente. Ao final, disse que a Constituição “é do povo e de Deus”.

“É uma Constituição do povo e de Deus. O preâmbulo revela que essa Constituição foi lavrada acima de tudo sob a proteção de Deus. E é esse Deus que vai fazer da nossa Constituição nosso desígnio maior de nos tornarmos um país aproximado do mais alto patamar das nações desenvolvidas do mundo, da ética, da legitimidade, do amor ao bem e do amor à Justiça”, concluiu.

Do R da Bahia
“Juízes devem tomar decisões de acordo com anseios da sociedade em relação à Justiça”, diz Fux “Juízes devem tomar decisões de acordo com anseios da sociedade em relação à Justiça”, diz Fux Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on outubro 02, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.