Saiba quais atividades físicas ajudam na prevenção do câncer de mama

Foto:  DR
De acordo com um estudo realizado em 2017 por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, 10 mil casos de câncer podem ser prevenidos por ano no Brasil.

A pesquisa apontou também que aproximadamente metade da população brasileira não atende a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica a prática de atividades físicas pelo menos 150 minutos por semana. Para o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, os maus hábitos de vida estão entre as causas mais comuns para o surgimento do câncer de mama.

Por isso, os exercícios físicos são importantes em todas as fases. “Para a mulher que está com boa saúde, as atividades físicas ajudam a evitar doenças, além de controlar o peso. Para aquelas que descobriram a doença, além de manterem o bem-estar, podem reduzir os tumores em 30%, se associados à uma dieta balanceada”, afirma o médico.

A coordenadora e instrutora da MetaLife Stúdio, Fernanda Eleutério, reforça que os exercícios de Pilates auxiliam na prevenção e na reabilitação de câncer de mama já que envolvem uma conexão entre o corpo e a mente. “Não é só a parte física que é trabalhada na aula de pilates”, explica Fernanda. “O método tem como essência a contrologia, controle total do corpo e da mente, que auxilia a mulher que teve câncer na retomada da vida, visando o equilíbrio emocional e físico.

Para os casos em que mulheres já foram diagnosticadas com a enfermidade, outros estudos realizados por mestres da área de fisiologia revelam que mulheres que passaram pela mastectomia e praticaram o Pilates tiveram uma melhora significativa em aspectos como disposição, ânimo, energia e bem-estar. “O Pilates é benéfico para as articulações, melhora o movimento dos braços e dos ombros e fortalece os músculos”, completa a especialista.

(Notíicias ao Minuto)
Saiba quais atividades físicas ajudam na prevenção do câncer de mama Saiba quais atividades físicas ajudam na prevenção do câncer de mama Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on outubro 06, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.