ENEM: 29,2% dos candidatos deixam de ir à prova neste domingo (11)

Foto: Alexandro Martello, G1
Em entrevista coletiva na tarde deste domingo (11), a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, apresentou o balanço final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

Ao todo 1.610.681 candidatos inscritos (correspondente a 29,2% do total) faltaram neste segundo dia de provas. Ainda segundo a dirigente, 66 estudantes foram eliminados por descumprirem as regras.

Neste domingo, os candidatos do Enem 2018 realizaram as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba as disciplinas de física, química e biologia.

O segundo dia de provas da edição 2018 do Enem teve questões sobre mutação genética, rastreamento de bagagem nos aviões e corrente elétrica dos peixes. Uma questão que se destacou se inspirou no popular game Minecraft, exigindo dos candidatos conhecimentos para calcular a dimensão de um cubo.

Outras questões que caíram foram inspiradas na fruta atemóia, no Salão do Automóvel de São Paulo, na Lei Nacional Antidrogas, nos pedágios das estradas e nos carros "flex", que funcionam com etanol e gasolina.

Uma questão de matemática citou o artigo 33 da Lei Nacional sobre Drogas, que fala sobre a redução da pena por bom comportamento para os condenados sem ter antecedentes criminais. Para acertar a resposta, os estudantes tinham que calcular quanto, em anos e meses, representa a redução de 1/6 a 2/3 da pena, tempo previsto na lei.

Em ciências da natureza, a parte de biologia teve prevalência de temas sobre genética. Pelo menos quatro questões abordaram o assunto. Em uma delas, os estudantes tinham que saber sobre a mutação de DNA e a ausência da proteína P53, a proteína citoplasmática.

Do R da Bahia
ENEM: 29,2% dos candidatos deixam de ir à prova neste domingo (11) ENEM: 29,2% dos candidatos deixam de ir à prova neste domingo (11) Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 11, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.