Hospital Maternidade de Alagoinhas implementa técnica com bolas como recurso terapêutico para gestantes

Imagem: Divulgação/SESAU
O Hospital Maternidade Doutor João Carlos Meireles Paolilo, de Alagoinhas, iniciou, nesta sexta-feira (23), o trabalho com “bolas bobath”, também conhecidas como “bolas suíças”, geralmente utilizadas no processo de reabilitação de pacientes, em terapias ocupacionais e práticas de pilates.

Na Maternidade, o intuito, segundo a diretoria, é que a técnica com bolas seja implementada como recurso para gestantes, já que o método possibilita a liberação de endorfina, o “hormônio do relaxamento”, que tem poder analgésico.

“A técnica ajuda a diminuir as dores provocadas pelas contrações uterinas e aumenta a satisfação das mulheres com relação ao resultado obstétrico. As mães que adotam o método conseguem desenvolver a sensação de controle que ganham ao manejarem ativamente a dor”, explicou Monalisa de Lima Oliveira, diretora do Hospital Maternidade.

De acordo com especialistas, além de contribuir para a recuperação das gestantes, a utilização da bola como recurso melhora a autoestima, diminui o estresse e estimula a força e flexibilidade de todo o corpo.

Imagem: Divulgação/SESAU
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a prática precisa ser acompanhada de um profissional de saúde, conforme especificações e orientações do especialista, e que exercícios com a bola já estão sendo realizados junto a algumas gestantes da Maternidade.

A bola inflável de alta resistência foi desenvolvida em 1963 por uma fabricante italiana, inicialmente incorporada para tratamento de lesões neurológicas. A utilização na prática com gestantes, segundo profissionais do setor, visa à humanização, estimulando a intervenções menos agressivas e mais adequadas à fisiologia do parto.
Hospital Maternidade de Alagoinhas implementa técnica com bolas como recurso terapêutico para gestantes Hospital Maternidade de Alagoinhas implementa técnica com bolas como recurso terapêutico para gestantes Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 23, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.