LAVA JATO: processo de Lula está pronto para sentença

Foto: Lula Marques/Agência PT/Flickr
Um dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato está concluso para despacho do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A ação penal investiga suposta propina de R$ 12,9 milhões paga pela Odebrecht a Lula por meio das compras de um terreno onde seria construído o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo (SP).

Após o sim do juiz Sergio Moro para assumir o Ministério da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a responsável pelo processo atualmente é a juíza federal substituta Gabriela Hardt.

No processo que aguarda sentença de Gabriela, Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Parte do montante, sustentam os procuradores, foi gasta na compra de um terreno para abrigar a sede do Instituto Lula em São Paulo – o instituto acabou sendo construído em outro endereço. Outros 504.000 reais teriam sido usados na compra da cobertura contígua à de Lula no edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). Além de Lula, serão julgados na ação penal Gusmão, Costamarques, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o ex-ministro Antonio Palocci, seu ex-assessor Branislav Kontic, e o advogado Roberto Teixeira, compadre do ex-presidente.

O petista está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba há sete meses. Ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão após confirmação de sentença pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em outra ação da Lava Jato, que trata do tríplex do Guarujá (SP).

Do R da Bahia

LAVA JATO: processo de Lula está pronto para sentença LAVA JATO: processo de Lula está pronto para sentença Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 07, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.