Novembro Azul: Prefeitura de Salvador oferece 15 mil atendimentos de saúde para o homem

Foto: Reprodução
Com o intuito de alertar os homens para os cuidados com a saúde e os riscos do câncer de próstata, doença que causou o óbito de 156 deles de janeiro a agosto deste ano, em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou diversas ações para o Novembro Azul. Na rede municipal, cerca de 15 mil atendimentos entre consultas, exames, vacinas e testes rápidos voltados para o homem serão realizados durante o mês.

A abertura da campanha acontece oficialmente na próxima terça-feira (06), no auditório da Universidade Salvador (Unifacs), às 8h, na Av. Paralela, com a participação do secretário municipal de saúde, Luiz Galvão. A temática abordada será “Masculinidades e Saúde Mental: Homem também chora”.

Apesar de todo o esforço de campanhas como o Novembro Azul, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque.

Atividades

Durante o Novembro Azul, inicialmente serão oferecidas 500 vagas para exames de ultrassonografias no Hospital Municipal de Salvador, além de 150 vagas para consultas com urologistas, sendo 50 por dia sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Doença

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Do R da Bahia
Novembro Azul: Prefeitura de Salvador oferece 15 mil atendimentos de saúde para o homem Novembro Azul: Prefeitura de Salvador oferece 15 mil atendimentos de saúde para o homem Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on novembro 04, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.