Fachin abre processo no STF para apurar caixa dois de Onyx Lorenzoni

Foto: Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin atendeu ao pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e determinou a abertura de um processo para apurar o pagamento de caixa dois do grupo J&F, dono da JBS, para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

O pedido não corresponde ainda a um inquérito, mas a uma fase anterior a esta. Fachin atendeu a pedidos para a abertura de dez processos com o objetivo de apurar o suposto pagamento de caixa dois a parlamentares.

Também foram abertos processos apurar  as condutas de outros  deputados: Alceu Moreira (MDB-RS), Marcelo Castro (MDB-PI), Jerônimo Goergen (PP-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Zé Silva (SD-MG), e dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Wellington Fagundes (PR-MT).

O ministro é relator da Operação Lava-Jato e da delação dos executivos do grupo J&F no STF. Mas os novos processos não irão automaticamente para ele. Serão encaminhados para a livre distribuição, ou seja, haverá sorteio para escolha de seus relatores.

Com exceção do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, qualquer um dos demais dez integrantes do STF, inclusive o próprio Fachin, poderá ser sorteado relator de um desses processos.

Do R da Bahia
Fachin abre processo no STF para apurar caixa dois de Onyx Lorenzoni Fachin abre processo no STF para apurar caixa dois de Onyx Lorenzoni Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on dezembro 04, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.