Justiça manda corpo de Mãe Stella ser transferido para Salvador; “autorizo força policial”

Foto: Xico Lopes/TV Aratu
A juíza plantonista do município de Nazaré, Carolina Rosa de Almeida Velame, determinou que o corpo da iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi, sepultado na Câmara de Vereadores daquele município na manhã desta sexta-feira (28/12), seja transferido para Salvador. O pedido judicial atendido pela magistrada foi realizado pela Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá e, por enquanto, encerra a disputa travada entre familiares e seguidores do Candomblé e Graziela Dhomini, companheira e tutora de Mãe Stella.

O impasse começou porque a companheira de Mãe Stella decidiu que o corpo seria enterrado em Nazaré, fato que desagradou familiares da idosa. “[…] é necessário que seu corpo físico, mesmo que morto, esteja dentro do espaço religioso no qual foi sacralizado, no caso de Mãe Stella de Oxóssi esse lócus é o terreiro do Ilê Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro, ritual fundamental para a conjuntura do candomblé”, destaca a decisão.

“Analisando-se os bens jurídicos em conflito, verifica-se que o autor pretende ver protegido o patrimônio cultural, com o pleno exercício do culto religioso garantido pela Constituição”, pontuou. Durante a fundamentação, a juíza determinou ainda “a utilização de força policial, se necessário, para o integral cumprimento desta decisão”.

A  iyalorixá morreu na tarde de quinta-feira (27/12), em Santo Antônio de Jesus. Nos últimos dois anos, Mãe Stella foi hospitalizada algumas vezes. A última, de maior duração, foi em novembro de 2017, quando passou seis dias internada  no Hospital da Bahia, em Salvador, com mal estar e intensa dor de cabeça.

CLIQUE AQUI e veja a decisão na íntegra.

VEJA O VÍDEO DO MOMENTO EM QUE O OFICIAL CHEGA NO LOCAL:



Do Aratu Online
Justiça manda corpo de Mãe Stella ser transferido para Salvador; “autorizo força policial” Justiça manda corpo de Mãe Stella ser transferido para Salvador; “autorizo força policial” Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on dezembro 28, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.