Mãe Stella de Oxóssi é sepultada em Salvador

Foto: Adilton Vegeneroles | Ag. A TARDE
Após uma madrugada no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, na região do Cabula, em Salvador, o corpo da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi foi levado no início da manhã deste sábado ao cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Mãe Stella morreu na tarde da quinta-feira, 27, em Nazaré (a 77 quilômetros de Salvador).

Pontualmente, às 9h, os filhos e filhas de santo do templo religioso saíram pela rua do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, acompanhando o corpo, que foi inserido no veículo dos bombeiros ao fim da rua. Durante o caminho, os filhos de santo entoavam cantigas para Mãe Stella e os residentes vizinhos ao templo aplaudiam a ialorixá.

"Eu resumo [Mãe Stella] como uma pessoa que se caracterizava pela firmeza, coragem e determinação. Ela venceu o racismo institucional, nos abriu espaço para academicismo, quebrou barreiras", comentou o pai de santo Vilson Caetano.

O veículo dos bombeiros se dirigiu ao cemitério Jardim da Saudade, local onde centenas de pessoas aguardavam pela chegada do corpo de Mãe Stella. No local há também escritores simpatizantes da religião dando o último adeus a ialorixá. A companheira, Graziela Domini, não esteve presente.

"É uma referência. Ela favorece diálogos, de saberes distintos que ultrapassam limites que favorece a comunidade, o povo de santo e a Academia de Letras da Bahia", relata João Carlos Sales, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mudança de local

O corpo de Mãe Stella chegou a ser velado na Câmara Municipal de Nazaré, cidade onde estava residindo há alguns meses. Porém, após uma liminar concedida pela juíza Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira, o caixão com o corpo foi retirado pelos filhos de santo do Opô Afonjá, que também providenciaram o translado para Salvador.

Através do ferryboat, o corpo da ialorixá chegou ao Terminal São Joaquim por volta das 16h20 e seuiu para a funerária Decorativa, localizada em Brotas, onde ficou até às 17h45.

No início da noite desta sexta-feira, 28, o corpo de Mãe Stella chegou ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, onde permaneceu durante toda a madrugada. A nova ocupante do cargo de ialorixá da casa só deve ser escolhida no dia 27 de dezembro de 2019. Até lá, o terreiro permanecerá fechado.

Do Atarde
Mãe Stella de Oxóssi é sepultada em Salvador Mãe Stella de Oxóssi é sepultada em Salvador Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on dezembro 29, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.