Alagoinhas: Campanha mobiliza população a doar garrafas com água gelada para coletores de lixo

Foto: Reprodução
O verão do ano 2019 está surpreendendo a todos com as altas temperaturas, algo que é bastante natural na região nordeste do país. Pensando em trazer um pouco mais de alivio aos coletores de lixo da nossa cidade, Gleyser Soares, diretor de serviços públicos de Alagoinhas resolveu fazer uma campanha nas suas redes sociais de conscientização a população alagoinhanse. 

É algo muito simples, mas que faz toda a diferença, basta as pessoas reservarem um garrafa de água gelada e toda vez que o caminhão da coleta passar as pessoas possam dar ao menos uma garrafa de água gelada para hidratar os guerreiros da limpeza. 

Em conversa com o Blog local, Gleyser, destacou a importância de nós fazermos a nossa parte como cidadão, pois a rotina dos coletores é muito intensa , e apesar de ser algo simples vai ajudar e muito os trabalhadores da limpeza do nosso município. 

Beber Água: Os 6 Benefícios À Saúde Que Você Talvez Não Sabia:

1. Beber água ajuda a manter o equilíbrio de fluidos corporais. Seu corpo é composto de cerca de 60% de água. As funções destes fluidos corporais incluem a digestão, absorção de nutrientes, circulação, criação de saliva, o transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal. 

“Através da glândula pituitária posterior, seu cérebro se comunica com os seus rins e diz o quanto de água deve sair na urina ou guardar para reserva”, diz Steven Guest, que também é professor adjunto de medicina na Universidade de Stanford. 

Quando você está com baixo nível de fluidos, o cérebro aciona os mecanismos da sede. E a menos que você esteja tomando medicamentos que te deixam sedento, diz Steven Guest, você deve ouvir o que o seu corpo pede e tomar um bom copo de água, suco, leite, café – qualquer líquido menos o álcool. 

“O álcool interfere na comunicação com o cérebro e com os rins, provocando o excesso de excreção de líquidos e que pode levar à desidratação”, diz ele.

2. A água pode ajudar no controle de calorias. Durante anos, beber muita água foi utilizada como uma estratégia para perda de peso. Embora a água não tenha qualquer efeito mágico para se perder peso, substituí-la por bebidas mais calóricas pode certamente ajudar. 

Alimentos com alto teor de água tendem a ser maiores e o seu volume requer mais mastigação, fazendo com que ele seja absorvido mais lentamente pelo organismo. Isto ajuda a você a se sentir satisfeito e comer menos. Alimentos ricos em água incluem frutas, legumes, sopas à base de caldo de carne, farinha de aveia e feijão.

3. A água ajuda a dar energia aos músculos. As células que não mantêm o seu equilíbrio de fluidos e eletrólitos murcham, o que pode resultar em fadiga muscular. “Quando as células musculares não têm quantidade adequada de líquidos, eles não funcionam tão bem e o desempenho pode ser ruim”, diz o médico Steven Guest. 

Beber bastante líquidos é importante ao se exercitar. O recomendado é beber cerca de 500 ml (meio litro) de fluidos cerca de duas horas antes do exercício. Ao longo do exercício, o recomendado é beber fluidos em intervalos regulares para repor os líquidos perdidos pela transpiração.

4. A água ajuda a manter a pele com boa aparência. Sua pele contém muita água e funciona como uma barreira de proteção para evitar a perda de fluidos em excesso. “A desidratação faz com que sua pele fique mais seca e enrugada, o que pode ser melhorado com uma boa hidratação”, diz o dermatologista Kenneth Ellner. “Mas uma vez que você está adequadamente hidratado, os rins assumem e expelem o excesso de líquidos.”

5. A água ajuda os rins. Os fluidos corporais transportam os resíduos para fora das células. A principal toxina do corpo humano é o nitrogênio uréico sanguineo, um resíduos solúvel em água que é capaz de passar pelos rins para ser expelido na urina, explica Steven Guest. “Seus rins fazem um excelente trabalho de limpeza e livram seu corpo de toxinas, desde que a sua ingestão de líquidos seja suficiente”, diz ele. 

Quando você está recebendo uma quantidade suficiente de líquidos, a urina flui livremente, é de cor clara e livre de odor. Quando seu corpo não está recebendo uma quantidade suficiente de líquidos, a concentração da urina, cor e odor aumentam porque os rins armazenam água para as demais funções corporais. 

Se você constantemente bebe pouca água, você tem maior risco de pedras nos rins, especialmente em lugares de clima quente.

6. A água ajuda a manter a função normal do intestino. A hidratação adequada mantém tudo fluindo bem ao longo de seu trato gastrointestinal e previne a constipação (prisão de ventre). Quando você não ingere líquido suficiente, o cólon puxa água das fezes para manter a hidratação – e o resultado é a constipação (prisão de ventre).

Do Blog do Rogenis 
Alagoinhas: Campanha mobiliza população a doar garrafas com água gelada para coletores de lixo Alagoinhas: Campanha mobiliza população a doar garrafas com água gelada para coletores de lixo Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on janeiro 19, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.