Ato contra fechamento da Fafen-BA reúne cerca de dois mil trabalhadores no Polo de Camaçari

Foto: Divulgação / Sindipetro-BA
Cerca de dois mil trabalhadores do Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizaram nesta quarta-feira (30), um ato em protesto contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), anunciado pela direção da Petrobras para acontecer na quinta-feira (31). Um ato semelhante foi realizado também, nesta quarta, na unidade de Sergipe.

A mobilização teve início por volta das 6 horas da manhã, causando engarrafamento nas vias de acesso ao Polo Industrial de Camaçari. Os manifestantes se concentraram em frente a unidade de Insumos Básicos da Braskem, de onde saíram em passeata até a porta da fábrica, realizando uma assembleia no local.

A mobilização foi organizada por diversos sindicatos que atuam no Polo e querem evitar o desemprego que virá após o fechamento da fábrica de fertilizantes. “Muitos trabalhadores serão demitidos porque diversas empresas do Polo, que dependem dos insumos fabricados pela Fafen-BA, vão ter dificuldades de se manterem, podendo levar à desindustrialização desse complexo industrial”, alertou Cedro Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Bahia.

Além do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), participaram da organização do ato os seguintes sindicatos: Sindiquímica, Sindborracha, Sinditticc, Siticcan, Sindcelpa Sintercoba, Sindae, Sindlimp, Sindmetropolitano, Sispec e Rodoviários de Salvador.

Os deputados estaduais Rosemberg Pinto (petroleiro aposentado da Fafen-BA), Joseildo Ramos, Bira Coroa e o deputado federal Nelson Pelegrino, além dos vereadores de Camaçari Marcelino e Jackson - todos do Partido dos Trabalhadores - compareceram à manifestação e anunciaram uma articulação política conjunta, junto ao governador Rui Costa e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, com o objetivo de conseguir uma reunião com o ministro da Casa Civil, do governo federal, Onyx Lorenzoni, para mostrar a importância da unidade para a economia da Bahia e que há viabilidade na continuidade do seu funcionamento.

Do Bahia Noticias
Ato contra fechamento da Fafen-BA reúne cerca de dois mil trabalhadores no Polo de Camaçari Ato contra fechamento da Fafen-BA reúne cerca de dois mil trabalhadores no Polo de Camaçari Reviewed by Portal NA on janeiro 30, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.