Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte

(Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Uma barragem da Vale se rompeu na tarde desta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Bombeiros e Defesa Civil foram chamados para atender a ocorrência. Segundo a mineradora, o rompimento foi no começo da tarde na Mina Feijão. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas. Pouco mais de três anos atrás, a barragem do Fundão, da Samarco (Vale e BHP), rompeu em Mariana, provocando o maior desastre ambiental do Brasil e causando a morte de 19 pessoas.

Os rejeitos atingiram a área administrativa do local e parte da comunidade da Vila Ferteco, de acordo com informações iniciais. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", diz nota da empresa.

A Prefeitura da cidade emitiu um alerta para que a população fique longe do leito do Rio Paraobepa. O Instituto Inhotim, por precaução, está retirando funcionários e visitantes que estavam no local. Moradores da parte mais baixa da cidade também estão sendo removidos. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Germano Vieira, está indo para o local. “O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações”, diz nota do governo mineiro.

A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional informou que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, está se deslocando de Maceió para o local do acidente. Ele está acompanhado do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun.

Vídeos mostram o helicóptero dos Bombeiros socorrendo feridos.




Leia a íntegra da nota da Vale:

A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.


A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.


A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."


(Foto: Reprodução)
Leia a nota do governo de Minas

"Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas.

O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região.


O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado"


Do Correio
Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte Reviewed by Portal Notícias de Alagoinhas on janeiro 25, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.