Casos de doença transmitida por gato crescem no estado

(Evandro Veiga/CORREIO)
Os casos de doenças causadas por gatos vem crescendo, no estado da Bahia, a doença, transmitida pelo fungo Sporothrix, encontrado principalmente em solos e folhagens, é uma micose que atinge bichos e pessoas.

Os sintomas dessa enfermidade são feridas que, se não forem cuidadas, podem evoluir e, em alguns raros casos, levar à morte. 

De acordo com o Grupo de Apoio e Proteção ao Animal de Rua (Gapar), de 2015 até o ano passado foram registrados mais de mil casos em gatos e humanos, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), os dados incluem também felinos mortos. 

Oficialmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Camaçari notificou, de 2015 até 23 de janeiro deste ano, 247 casos da doença em humanos - 171 em 2018 e seis neste mês, sem morte de pessoas.

Em nota a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou, que o registro desses casos é realizado pela Vigilância Epidemiológica municipal. “Informamos que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, no ano de 2019, não recebeu nenhuma informação sobre casos de esporotricose no município de Camaçari”.

Do Radar da Bahia
Casos de doença transmitida por gato crescem no estado Casos de doença transmitida por gato crescem no estado Reviewed by Portal NA on janeiro 30, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.