Inscrições para concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça

Foto: divulgação
As inscrições para o concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça-feira (15/1) e vãos até 20 de janeiro, de forma presencial, no Clube Fantoches da Euterpe, das 9h às 17h30. O candidato tem que ter acima de 18 anos e pesar de 90 kg e 120 kg. A primeira etapa acontece no dia 8 de fevereiro e a final no dia 16 de fevereiro, no Clube Fantoches. O ganhador do concurso vai receber R$ 10 mil.

Os órgãos convidados para o evento são:

Ministério Público do Estado da Bahia: promotora, Rita Tourinho;
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Empresa Municipal de Turismo – Saltur: Isaac Edington;
Governo do Estado: secretario estadual de Turismo: secretário José Alves;
Superintendência de Turismo do Estado da Bahia – Bahiatursa: Diogo Medrado;
Conselho Municipal do Carnaval – Comcar: Pedro Costa;
Coordenação Executiva do Carnaval: Cassini Rosselo Monteiro;
Associação Baiana dos Trios Elétricos Independentes- ABTI: Paulo Cesar de araújo leal.

História

Personagem tem origem nos bobos encarregados de divertir os amos e senhores portugueses que habitavam os paços reais e as residências nobres com mímicas e farsas populares. No carnaval brasileiro, em 1933, nasceu o Rei Momo, uma criação dos jornalistas de “A Noite”, no Rio de Janeiro. Era um boneco de papelão colorido, com uma coroa de lata, com formas rotundas e que comanda a folia.

Em 1934, um folião gordo substituiu o boneco de papelão do ano anterior e virou Rei Momo. Aos poucos, o Rei Momo passou a receber as chaves da cidade onde havia sido escolhido e o título de “rei do carnaval”. Em Salvador, a figura do Rei Momo foi instituída pelo radialista Edmundo Viana e o jornalista Silva Filho, em 1959, época em que trabalhavam na Rádio Excelsior da Bahia.

A personagem gorducha e alegre foi representada durante 29 anos pelo (1959-1988) por Ferreirinha, um motorista da Sutursa (Superintendência de Turismo de Salvador). Ferreirinha morreu em 1992. No carnaval de 1989, o Rei Momo foi vivido por Nilson Ferreira, filho de Ferreirinha, que era fisicamente muito parecido com o pai. Nilson morreu em dezembro de 2001, por insuficiência respiratória, por causa da obesidade.

Do Aratu Online
Inscrições para concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça Inscrições para concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça Reviewed by Portal NA on janeiro 14, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.