Secretária de Saúde é empossada nesta sexta-feira (1)

Foto: Roberto Fonseca
A Secretaria de Saúde tem oficialmente uma nova gestora à frente da pasta. Quem assumiu o cargo, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (1), foi a contabilista Maria Rosania de Souza Rabelo, com vasta experiência na área de saúde pública.

Consultora com especialidade em gestão de saúde, Rosania Rabelo traz como bagagem para os desafios da saúde pública um currículo extenso de experiências como secretária de saúde de Ipirá, tendo passado também pelas prefeituras de Juazeiro, em 2008, de Maragojipe, Laje, Jaguarari, Itapetinga, Madre de Deus e São Félix, onde também atuou como gestora.

Empossada pela competência técnica e reconhecida pelo trabalho realizado em prefeituras do estado da Bahia, a nova gestora promete rediscutir encaminhamentos da média complexidade, desburocratizar processos para a marcação de exames, otimizar a aplicação de recursos, gerar novos direcionamentos e fortalecer a saúde primária como porta de entrada do sistema.

“Temos alguns avanços, temos desafios e vamos enfrentá-los. Fazer saúde é gostar de pessoas. Eu gosto de escutar as pessoas. Ninguém procura um atendimento em saúde se não estiver precisando e somos nós, que estamos à frente do serviço, que devemos trazer resolutividade para esse paciente. Nosso objetivo é trazer qualidade de vida para a nossa comunidade e vamos fazer isso informatizando a saúde, a partir de março, apontando alguns direcionamentos importantes que vão interferir diretamente na qualidade do serviço prestado e fortalecendo a cobertura em saúde primária”, afirmou Rosania Rabelo.

Foto: Roberto Fonseca
Segundo o prefeito Joaquim Neto, a nova gestora da pasta chega para trazer resultados efetivos à população e aprimorar o cotidiano dos serviços oferecidos. “Quando eu procurei Rosania, eu estive com o prefeito ACM Neto, conversei com o secretário de saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues, que também foi secretário do estado, e eu tive que refletir, porque eu pensava ‘eu não posso errar’. Ele me disse ‘tem uma mulher retada, pernambucana’, e me apresentou Rosania. A saúde tem muitos desafios. Eu, que sou homem da saúde pública, sei que é uma área que tem que ser muito bem administrada. E Rosania chega de Ipirá, uma cidade que tem uma UPA, que tem hospital municipal, com essa experiência em outras prefeituras de todo o estado, atuando desde 1995 na área de consultoria em saúde, para agregar. Temos 2 UPAs para inaugurar este ano, temos o Hospital Municipal de Alagoinhas e estou certo de que o conhecimento que ela traz chega para fortalecer a nossa rede. A saúde é uma área extremamente técnica e o que eu preciso é de uma boa gestão, que atenda às necessidades da população. Rosania chega para assumir esse desafio, mas sei da competência, da vontade de acertar e dos muitos acertos, da vasta experiência dela em outros municípios. A gente precisa fazer uma saúde do povo, saúde pública”, enfatizou o chefe do Executivo Municipal.

A nova gestora já está visitando as unidades de saúde de Alagoinhas e a previsão, segundo a Administração Municipal, é de que a secretária faça a primeira entrega à frente da pasta já neste domingo (3), quando o distrito de Riacho da Guia recebe uma nova ambulância para fortalecer o atendimento à população.
Secretária de Saúde é empossada nesta sexta-feira (1) Secretária de Saúde é empossada nesta sexta-feira (1) Reviewed by Portal NA on fevereiro 01, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.