Brasil fecha acordo para liberar o uso da Base de Alcântara por EUA

Foto: Evaristo Sá / AFP
Foi assinado nesta segunda-feira (18), em Washington, um acordo para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Na prática, o acordo prevê que os Estados Unidos possam usar a base para lançar satélites e foguetes.

O documento, assinado pelos representantes dos governos brasileiro e norte-americano, conta com a assinatura dos ministros brasileiros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). Bolsonaro assistiu a cerimônia, que ocorreu na Câmara Americana de Comércio.

O entendimento entre os países permitirá a presença de estrangeiros na base militar, mas corrige pontos controversos sobre a soberania nacional que levaram o Congresso a congelar a aprovação do primeiro acordo do tipo, firmado em 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo O Globo, com o acordo firmado, brasileiros, como policiais e bombeiros, terão acesso a uma área restrita onde os técnicos americanos trabalharão, cumprindo a condição imposta pelas próprias Forças Armadas.

Do Radar da Bahia
Brasil fecha acordo para liberar o uso da Base de Alcântara por EUA Brasil fecha acordo para liberar o uso da Base de Alcântara por EUA Reviewed by Portal NA on março 18, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.