Luiz Antonio Bonat nega pedido da defesa de Lula para afastar delegado que investiga ex-presidente

Foto: Reprodução/IstoÉ
O juiz responsável pela Lava Jato no Paraná, Luiz Antonio Bonat, negou um recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para suspender o delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace, responsável por investigar o petista no âmbito da operação anticorrupção. A informação é da agência Estadão Conteúdo.

A defesa de Lula afirmou que o delegado apontou o ex-presidente como o dono do codinome "amigo" em uma das planilhas de contabilidade das propinas pagas pela Odebrecht, embora Lula nem fosse investigado na ação específica.

Filipe Pace enviou sua defesa para o juiz Bonat onde declarou que: “Este delegado não é inimigo de Luiz Inácio Lula da Silva e/ou de seus advogados, tampouco possui interesse no indiciamento, arquivamento de investigação, oferecimento de denúncia, condenação ou absolvição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Este delegado, nos limites de suas atribuições legais e constitucionais, busca apenas apurar a verdade dos fatos, em tese, criminosos para, assim, propiciar ao titular da ação penal quadro fático-probatório suficiente para formação da opinio delicti”.

Bonat destacou na decisão que a declaração de suspeição (quando a autoridade tem interesses pessoais em um processo) deve ser dada pela própria autoridade policial e que não há "previsão legal para que o Juízo a reconheça".

Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá-SP.

Do Radar da Bahia
Luiz Antonio Bonat nega pedido da defesa de Lula para afastar delegado que investiga ex-presidente Luiz Antonio Bonat nega pedido da defesa de Lula para afastar delegado que investiga ex-presidente Reviewed by Portal NA on abril 08, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.