Professores da Uneb decidem pela continuidade da greve

Foto: Divulgação
A greve dos professores da Uneb continua. A decisão foi tomada após assembleia da categoria, realizada na tarde desta quarta-feira (10/4). Por meio de nota, a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) informou que as estratégias de mobilização e protesto serão intensificadas.

Na manhã de hoje, deputados estaduais acenaram com a possibilidade de serem mediadores entre docentes e o movimento grevista, mas a classe demonstrou “indignação com as posturas tomadas pelo Governo do Estado nesse início de greve”. Segundo a mesma, a gestão “vem tentando confundir informações e colocar a opinião pública contra os professores”.

Ainda de acordo com a associação, entre os fatos que aumentaram a indignação dos professores está a informação, divulgada na terça-feira (9/4), de que o governador Rui Costa faria a “liberação imediata” de R$ 36 milhões para ser repartido entre as quatro instituições de ensino. Segundo a Adubeb, o orçamento em questão não significa um acréscimo, mas apenas a antecipação de um recurso que já pertencia à Uneb e está previsto no atual orçamento. Portanto, a ação não dialoga com a pauta da categoria docente.

MOTIVAÇÃO

A greve foi decretada na última quinta-feira (4/4). Entre os motivos para o movimento, os professores alegam que mais de 400 docentes não têm seus direitos trabalhistas respeitados, a exemplo de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho, e também reivindicam aumento de salário.

A Aduneb reforça que as tentativas de diálogo com o Governo do Estado vêm desde 2016. Somente entre 2017 e 2018, a pauta de reivindicações foi protocolada cinco vezes, com a solicitação da abertura das negociações. A última tentativa foi em 16 de janeiro deste ano.

Do Aratu Online
Professores da Uneb decidem pela continuidade da greve Professores da Uneb decidem pela continuidade da greve Reviewed by Portal NA on abril 10, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.