Foto: Reprodução
Aproximadamente 5,1 milhões de candidatos em todo o país farão neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame será aplicada em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Neste domingo, as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O início da prova será às 13h30. O término será às 19h.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet. Também é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.

Quem precisar comprovar que realizou a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas.

Neste ano, o celular ou outro equipamento eletrônico que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. A recomendação é que as baterias do equipamento seja retirada.

Dentro da sala, o participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

O Enem continua no próximo domingo (10), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.