Foto: Reprodução

O número de mortes nas rodovias federais que cortam a Bahia registrou uma queda de 75%, em relação ao ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o levantamento da Operação Ano Novo, duas pessoas morreram, sendo que no ano anterior oito pessoas vieram a óbito. 

Além disso, foram registrados 36 acidentes esse ano, ou seja 16% a menos que 2018 com 43 acidentes. Destes, 13 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente, número que representa uma redução de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de pessoas feridas aumentou 5% saindo de 56 para 59.

Infrações

Durante os quatro dias de operação, a PRF autuou 2.920 condutores cometendo infrações, sendo um total de 8.591 veículos e 9.275 pessoas fiscalizadas. Ainda conforme a PRF, uma das infrações mais cometidas foi a ultrapassagem proibida com 589 autos extraídos.

O órgão destacou também a colisão frontal que, segundo a polícia, é quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas.

A PRF ainda ressaltou que foram realizados 5.295 testes com etilômetro (bafômetro), nos quais flagraram 85 condutores dirigindo sob efeito do álcool, infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70.

Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 41 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete e 07 motoristas foram flagrados trafegando manuseando o aparelho celular. Sem o cinto de segurança foram 223 autuações.


Apreensão
Na ocasião, a PRF também recuperou seis veículos e 31 pessoas foram detidas. A polícia informou que foram apreendidas 41 kg de maconha e 38 kg de cocaína. Conforme a PRF, as abordagens também resultaram na apreensão de quatro armas de fogo, 132 munições de diversos calibres. 

Uma das abordagens localizou um motorista, neste domingo (29), no Km 677 da BR 116, trecho do município de Jequié, com 31 quilos de maconha, 19 quilos de cocaína e mais 1.000 comprimidos de ecstasy no interior de um caminhão guincho com placa de Corinto, em Minas Gerais. 

O condutor, 38 anos, informou que foi contratado para realizar o transporte do carro de Corinto (MG) com destino a cidade turística de Valença na Bahia. Ele foi preso em flagrante e responderá pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão, informou a PRF.

Na ocasião, ainda foram apreendidos dois fuzis, três carregadores, cerca de 132 munições calibre 223/5.56 e aproximadamente 19 kg de cocaína. A ação aconteceu durante fiscalização na noite de terça-feira (31) no Km 429 da BR 116, trecho do município de Feira de Santana.

A PRF abordou três pessoas, que estavam em um Toyota/Hilux CD, e apreenderam fuzis, carregadores, munições e tabletes de cocaína. Todo o material estava escondido no assoalho do compartimento de carga da caminhonete. O casal foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para autuação e lavratura dos procedimentos cabíveis. 

A operação, iniciada no último sábado (28), terminou às 23h59 desta quarta-feira (1º).