Foto: Reprodução
A Prefeitura divulgou, nesta segunda-feira (18), mais uma atualização do quadro epidemiológico do novo coronavírus em Alagoinhas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), até o momento, 19 casos foram confirmados no município, sendo diagnosticados 18 por exame PCR, encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), e 1 identificado por meio de teste rápido, seguindo as recomendações preconizadas pela atualização da Nota Técnica n° 54 da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Segundo a NT, dentro de critérios estipulados, testes rápidos também serão considerados nas notificações de casos positivos da COVID-19.

O paciente do sexo masculino, de 34 anos, cuja coleta de teste rápido detectou os anticorpos IgG para COVID-19, no entanto, segundo as equipes de saúde, já teve a recuperação constatada, após o cumprimento da quarentena e a avaliação individualizada. Ele tem vínculo epidemiológico com o paciente que está no Hospital Couto Maia, na capital baiana, e permanecia em isolamento, monitorado pelas equipes de saúde do município, que ainda aguardavam a comprovação do resultado. Com as atualizações, ele é um dos 11 pacientes recuperados, dos 19 confirmados na cidade.

A Vigilância Epidemiológica informa ainda que 43 pessoas aguardam resultados laboratoriais para COVID-19. Na contagem, estão todos os idosos e funcionários da instituição de longa permanência localizada em Santa Terezinha, que tiveram amostras colhidas após a identificação da senhora de 102 anos, que chegou a óbito no Hospital Dantas Bião e era residente do local.
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde reitera o compromisso e a transparência com a divulgação diária da situação epidemiológica do município e ressalta que a Vigilância acompanha, com monitoramento em tempo real, mapeamento e investigação todos os pacientes suspeitos e confirmados, assim como os seus contatos. A recomendação, segundo a SESAU, é para que as pessoas cumpram as medidas preventivas com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão da doença, e a Prefeitura informa que tem intensificado as medidas de enfrentamento e as ações educativas de combate ao coronavírus. Até agora, 389 casos foram descartados para COVID-19, em Alagoinhas, entre testagens negativas e exclusões por critério de investigação clínico-epidemiológica. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica