Foto: Reprodução
Um policial militar lotado no 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Alagoinhas, foi diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (29/5). A informação foi confirmada pela unidade, que disse ainda que trata-se do primeiro caso confirmado do novo coronavírus dentre seu efetivo. De acordo com nota, o comandante do 4º BPM tenente-coronel Reginaldo Moraes da Silva Filho, unidade à qual pertence o policial, informou que adotou todas as providências necessárias, parametrizadas pelos órgãos de saúde pública, para evitar a propagação do vírus, bem como os cuidados com o militar infectado. 
Confira a nota na íntegra:

Em conformidade com a política de transparência que sempre nos norteou, o Comandante do Quarto Batalhão vem a público informar que, no dia 29/05, um policial militar desta unidade testou positivo para o novo coronavírus. Ele se encontra em casa, seguindo ordens médicas e não apresenta complicações de qualquer natureza. É válido esclarecer que, tão logo o policial militar apresentou os sintomas, foi prontamente isolado e submetido ao exame, além de terem sido adotadas todas as medidas protocolares exigidas pela situação.

 Os policiais que tiveram contato direto foram isolados e afastados do serviço, em caráter preventivo, a fim de interromper uma possível cadeia de contaminação.

 Ademais, as testagens e medidas adotadas seguem, rigorosamente, os protocolos dos órgãos sanitários de saúde. Salienta-se que o Quarto Batalhão, compreendendo desde o início a complexidade da pandemia, adotou variadas medidas preventivas para salvaguardar a integridade física e mental dos policiais desta Unidade. Contamos com a estrutura da Unidade de Saúde e Assistência Social (USAS), chefiado por um capitão médico, além de enfermeira e psicóloga – todos empenhados para, dentro de suas competências, auxiliarem e darem suporte aos policiais, acompanhando-os individualmente.


 Por fim, ressaltamos que a luta contra o coronavírus só será bem-sucedida se todos nós compreendermos que é um desafio coletivo. Desta forma, com responsabilidade e cautela, seguiremos honrando o juramento de servir e proteger os cidadãos. O momento exige responsabilidade, compreensão e solidariedade. Tenente Coronel PM Reginaldo Moraes da Silva Filho – Comandante do Quarto Batalhão.

*Com informações de Luciano Reis.