A Prefeitura, que tem avançado com uma série de obras estruturantes de drenagem e pavimentação, por toda a cidade, iniciou também um projeto que visa melhorar a trafegabilidade e a acessibilidade de ruas estreitas e pequenos trechos, nos bairros, com investimento de recursos próprios e asfalto produzido no município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN) e busca atender às pequenas ruas da cidade, de menor extensão e largura, mas não menos importantes, levando melhores condições e acessibilidade às famílias.

A 1ª via contemplada com a ação de infraestrutura faz parte da 4ª Travessa do Santo Antônio. Moradora do local que recebeu o asfalto, Jaqueline Souza avaliou positivamente a intervenção. “Nunca na vida havia acontecido [a pavimentação]. Estou achando legal. Vai tirar o povo da lama. Aqui, quando chovia, ninguém aguentava. (…) melhorou bastante”, relatou Jaqueline, que há 12 anos reside no Santo Antônio.

Segundo a secretária municipal de infraestrutura, Maria das Graças Reis, apesar de ainda ser um projeto embrionário, que começa agora, o trabalho significa um avanço efetivo para os moradores. “Esse é um projeto que nasceu mediante a solicitação do prefeito Joaquim Neto de melhorar as ruas que se apresentavam com esgoto a céu aberto, com crateras. O intuito é levar asfalto com recursos próprios para ruas que apresentem essas características, ou seja, ruas estreitas, melhorando as condições de circulação. Serão priorizadas, inicialmente, aquelas vias que já têm esgoto; as que não têm, a gente vai acordar com os moradores para que construam as suas fossas. As pessoas às vezes têm certo preconceito, mas a fossa é tão adequada quanto a rede. Então é mais uma iniciativa que partiu do governo municipal, da atual gestão, com o objetivo principal de melhorar as condições de acesso, mobilidade e trafegabilidade dessas vias”, ressaltou Maria das Graças.


Ainda de acordo com a gestora, o projeto leva infraestrutura sem onerar os cofres públicos. “Trabalhar essas ruas por uma empresa privada significaria gasto muito maior”, salientou Maria das Graças. O prefeito Joaquim Neto, que visitou, no sábado (20), a obra, enfatizou que é mais uma frente de trabalho do poder público municipal com foco em trazer melhorias à mobilidade urbana. “Aqui, por exemplo, era lama e esgoto a céu aberto. Com recursos próprios da Prefeitura, conseguimos transformar essa realidade. E não para por aqui. É o início de um projeto que vai levar acessibilidade a muitas comunidades”, destacou.

A operação na via que faz parte da 4ª Travessa do Santo Antônio, já em fase de conclusão, será finalizada no início da semana. A previsão é que sejam contempladas pelo projeto também ruas do Barreiro, de Santa Terezinha e de demais bairros do município. O Chefe do Executivo Municipal acrescentou que, ainda no mês de junho, a Secretaria de Infraestrutura entrega, oficialmente, à população, uma série de obras de pavimentação