A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mais um boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Neste domingo (19), 8 homens, com idade entre 20 e 76 anos, e 7 mulheres, na faixa dos 30 aos 90 anos de idade, tiveram diagnóstico confirmado para COVID-19.

De acordo com a SESAU, dos 1082 pacientes que testaram positivo para coronavírus, no município, 807 evoluíram para alta e tiveram a recuperação constatada – o que significa que quase 75% de todas as pessoas identificadas com a doença, em Alagoinhas, estão recuperadas, após infecção por SARS-CoV-2.

Os dados da Vigilância revelam ainda que um novo óbito foi registrado em decorrência da COVID-19. A 26ª vítima da doença, em Alagoinhas, é uma senhora de 84 anos que esteve no Hospital Regional Dantas Bião e evoluiu a óbito no último dia 1° de julho. A morte foi registrada hoje no sistema.

No somatório entre todas as pessoas que testaram positivo para COVID-19, subtraídos os óbitos e recuperações, o município registra 249 casos ativos da doença – que correspondem a aproximadamente 23% dos diagnósticos positivos para coronavírus. Esses munícipes devem permanecer em isolamento.

A SESAU informou ainda que 18 pacientes seguem internados: 3 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 4 no Hospital do Subúrbio, 1 no Hospital Português, 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova, 4 no Hospital Espanhol, 1 no Medtower, 1 na UPA de Santa Terezinha, 2 no Hospital Regional Dantas Bião e 1 no Hospital da Sagrada Família.

Outras 55 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras. Entre os casos descartados para COVID-19, os números atualizados mostram que 1.680 munícipes testaram negativo para coronavírus e 1.790 foram excluídos do monitoramento por critério de investigação clínico-epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera os esforços e medidas adotadas para interromper a cadeia de transmissão da doença na cidade. A SESAU ampliou a realização de exames diagnósticos para COVID-19 e iniciou a aplicação de inquéritos epidemiológicos nos bairros, na última semana, visando à detecção precoce da doença. Equipes de saúde realizaram ainda ações voltadas especificamente à Central de Abastecimento, onde mais de 500 testes rápidos foram realizados, no sábado (18), com avaliação médica, abordagem dos profissionais de saúde e orientações quanto às formas de prevenção. Novas etapas da ação, tanto na Central quanto nos bairros, serão desenvolvidas já na próxima semana, e fica mantido, até 31 de julho, o “toque de recolher”, com restrições para a circulação de pessoas das 20h às 5h do dia seguinte. A recomendação é para que a população mantenha o isolamento e adote as medidas preventivas preconizadas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 19-07-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde neste domingo (19):